A capacitação em instalação fotovoltaica é fundamental aos profissionais de eletricidade

  • -

A capacitação em instalação fotovoltaica é fundamental aos profissionais de eletricidade

Por: Saulo Moraes (Diretor-Engenharia) – Sun7 Energia Solar

15/04/2016 16:45

A energia solar, cada vez mais, estará no dia a dia das pessoas e dos profissionais de eletricidade, porém a capacitação destes é extremamente indispensável para atuar nesta área. Os riscos de choque elétrico existem, principalmente por gerar tensões elevadas em corrente contínua (CC) acima de 120V C.C. Do ponto de vista da NR-10, não são consideradas “extra-baixa tensão”e requerem cuidados especiais na execução da instalação.

As instalações fotovoltaicas necessitam de cuidados especiais para o correto funcionamento do conjunto inversor, módulos fotovoltaicos, cabo solar e sistema de proteção elétrica CA/CC. Apesar de ser uma instalação relativamente simples do ponto de vista de execução (montagem, conexão dos cabos e execução do comissionamento), alguns passos principais precisam ser executados para evitar danos e prejuízos maiores nos equipamentos, principalmente no inversor que é o “coração” do sistema.

Erros básicos de inversão da conexão dos cabos no inversor podem gerar danos ao módulo de potência inviabilizando seu funcionamento, além de gerar perdas financeiras, deixando de gerar energia própria,  durante sua manutenção, reparo e substituição. E isso pode durar meses !

A Sun7 resolveu apoiar empresa parceira e solucionar um problema de queima do inversor alguns meses atrás e após o reparo, nesta sexta 15/04/16, concluímos mais uma consultoria e instalação do sistema de 6kWp com inversor Santerno em Praia do Forte – BA.

Fica a dica! Na dúvida contrate um especialista.

 

 


Inscreva-se no Blog

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 10 outros assinantes